Terra do Fogo e intervalo vegetariano

Enroscado nas entranhas da vingança, ‘O regresso’, filme dirigido com brilho pelo talentoso Alejandro Iñárritu, sob os poderes mágicos de Leonardo DiCaprio, é, antes de mais nada, um espetáculo sobre sobrevivência na natureza árdua.

O caçador Hugh Glass depara-se com uma ursa rodeada por seus filhotes em meio à floresta. Sem chances de reação, Glass é atacado com fúria pelo animal, montado em seu instinto de defesa familiar e territorial. A ursa literalmente “tritura” Hugh, que, de maneira agonizante, consegue surpreender o bicho e travar uma luta ferrenha para sobreviver.

Cotado para morrer, é abandonado por seus homens. Passa então, solitário, a atravessar grossas cicatrizes, nevascas paralisantes, fome e a falta terrível que o filho assassinado lhe causa.

Para os fascinados pelas belezas naturais da Argentina e os simbolismos da cidade do fim do mundo, Ushuaia, no extremo sul deste país, saiba que cenas (importantes) deste filme foram gravadas por lá, na província da Terra do Fogo, região patagônica.

Cuidado: avalanche!

Clima imponente, índios algozes, vísceras, inflamações, caças, fogueiras e fugas rio abaixo. Companhias improvisadas. Das entranhas e calores de um cavalo desvanecido às mordidas em carne crua de carcaças. Pólvora e rastros de sangue sobre a neve acirram ainda mais os nervos do espectador.

As gravações contaram, ainda, com um meteorologista próprio, avalanche provocada e quebra no jejum vegetariano do ator. Além da fotografia baseada apenas em luzes naturais. É, prêmios merecidos (finalmente Leonardo alcança o troféu maior por esta atuação).

Obra baseada e repartida dos escritos de Michael Punke, o qual baseou-se em (acredite) uma história real passada nos EUA intocado do século XIX.

Nota: 5/5

Espera aí, não deixa de folhear estas páginas.